Tem dificuldade nas aulas de anatomia? 
Aprenda os nomes dos ossos do corpo humano, que formam o esqueleto e têm como função proteger nossos órgãos vitais
O esqueleto é algo muito importante para o corpo humano. É graças a ele e suas articulações que conseguimos andar, por exemplo, ou mexer os dedos das mãos. Os músculos que são responsáveis por produzir nossos movimentos só conseguem funcionar bem porque estão presos nos ossos. Outra função muito importante do esqueleto é proteger os órgãos vitais do nosso corpo, isso é, aqueles que são extremamente necessários para que permaneçamos vivos. Como exemplo tem o crânio que protege nosso cérebro, e a caixa torácica, formada pelas costelas, que protege o coração e os pulmões.
Nosso corpo é formado por aproximadamente 206 ossos. Eles variam bastante em tamanho e formato, e cada um apresenta um nome diferente. Encontramos ossos miúdos como o estribo, um pequeno osso do ouvido que chega a medir 0,25 centímetros, e o fêmur, maior osso do corpo humano, que se localiza na parte superior da nossa perna e pode ter em média 50 centímetros. É importante lembrar que o esqueleto humano não é formado apenas pelos ossos, mas também pelas cartilagens, pelos ligamentos e pelos tendões.
Para facilitar os estudos de anatomia vamos dividir os ossos por partes do corpo. Você vai notar que alguns aparecem com números ao lado dos nomes, nestes casos é porque existe mais de um deste osso no nosso corpo.
Ossos do corpo humano
Cabeça
Frontal
Parietal (2)
Temporal (2)
Occipital
Esfenoide
Etmoide
Zigomático (2)
Maxilar (2)
Nasal (2)
Mandíbula
Palatino (2)
Lacrimal (2)
Vômer
Concha nasal inferior (2)
Ouvido
Martelo (2)
Bigorna (2)
Estribo (2)
Pescoço

Hióide
Cintura escapular (ombro)
Clavícula (2)
Escápula (2)
Tórax
Esterno
Costelas (24)
Coluna vertebral
Vértebras cervicais (7)
Vértebras lombares (5)
Vértebras torácicas (12)
Vértebras sacrais (5)
Vértebras coccígeas (4)
Braço
Úmero (2)
Ulna (2)
Rádio (2)
Mão (punho e palma)
Escafoide (2)
Semilunar (2)
Piramidal (2)
Pisiforme (2)
Trapézio (2)
Trapezóide (2)
Capitato (2)
Hamato (2)
Metacarpicos (10)
Dedos
Falange proximal (10)
Falange média (8)
Falange distal (10)
Cintura pélvica
Osso do quadril ou bacia (formado pela fusão dos ossos Ílio, ísquio e púbis)
Sacro e cóccix (já mostramos na coluna vertebral)
Perna
Fêmur (2)
Patela ou rótula (2)
Tíbia (2)
Fíbula ou perônio (2)
Calcâneo (2)
Tálus (2)
Navicular (2)
Cuneiforme medial (2)
Cuneiforme lateral (2)
Cuboide (2)
Metatarsais (10)
Falanges proximais (10)
Falanges mediais (8)
Falanges distais (10)
Curiosidades sobre o nosso esqueleto
Vimos que o esqueleto de um adulto é formado por aproximadamente 206 ossos, porém quando nascemos possuímos muito mais que isso. Os 270 ossos que acompanham nosso nascimento, com o passar do tempo, vão se fundindo para formar ossos maiores. É o caso dos ossos do crânio, que são pequenos e quebrados no nascimento para permitir o crescimento do telencéfalo. Esses buraquinhos que ficam no espaço entre um osso e outro são popularmente chamado de moleiras, e apenas em uma idade mais avançada da infância é que esses ossos se unem para formar o crânio. A mesma coisa acontece com os ossos da bacia. Nascemos com ossos separados, o ílio, ísquio e o púbis. Apenas na adolescência é que esses ossos vão fundir-se formando a bacia.