Quando pensamos em um caminhão de bombeiros, normalmente vêm à mente aqueles conhecidos veículos que vemos nos filmes. Como não poderia deixar de ser, contudo, na Rússia a história é um pouco diferente: por lá, os bombeiros têm à disposição (ou ao menos vão ter em breve) nada menos do que um “tanque” de 60 toneladas, totalmente blindado.

Só de olhar para a imagem acima, fica óbvio que este não é um veículo comum. Projetado com o objetivo de enfrentar incêndios em situações extremas (leia-se “em bases militares, arsenais e até mesmo armazéns de explosivos ou incêndios florestais”), o “caminhão”, feito pela Omsktransmash, utiliza componentes de tanques T-72 e T-80 para oferecer a maior proteção possível.

Obviamente, esse veículo não é feito só para apagar o fogo passando por cima dele (embora não se duvide que ele possa fazer isso). De acordo com a fabricante, seu tanque-de-bombeiros tem espaço para três pessoas e pode bombear água com pressão suficiente para alcançar distâncias de até 100 metros, além de armazenar 25 metros cúbicos de agentes extintores.

Publicidade

Antes que você comece a temer a possibilidade de os russos resolverem usar esses veículos como uma arma de guerra, pode ficar tranquilo, por enquanto. Isso porque, embora esse caminhão de bombeiro tenha sido projetado ainda em 2012, a Omsktransmash só entregou as duas primeiras unidades para o governo do país em março deste ano.
fonte: tecmundo.com.br
            WWW.CONEXAOBOMBEIRO.COM.BR