O Ambu foi projetado para realizar uma ventilação artificial ao paciente de forma manual com o benefício de ser portátil e de fácil operação, aposentando os convencionais boca-boca e o boca-nariz. Consiste em um balão (bag), uma válvula unidirecional que impede que o ar exalado pelo paciente retorne ao balão, um reservatório de oxigênio e uma máscara que envolve o nariz e a boca do paciente.
ambu completoUnidade Manual de Respiração Artificial
(Artificial Manual Breathing Unit) – AMBU®

História do Ambu:


Holger Hesse, um Doutor em Engenharia, fugiu das perseguições dos nazistas alemães e foi para a Dinamarca, em 1937 criou uma empresa para projetar um equipamento que pudesse medir a quantidade de hemoglobina no sangue, chamada Testa Laboratory e que logo após se tornaria a famosa Ambu.
Ambu Holger Hesse
Holger Hesse
Em 1953, Hesse conhece o Doutor Henning Ruben, o qual sugeria a Hesse novas ideias de equipamentos que facilitariam a vida dos médicos e enfermeiros nos seus procedimentos diários, então Hesse com seu conhecimento técnico traduzia essas ideias em produtos e equipamentos reais. Assim começava a história desta grande empresa, a Ambu.
Ambu Henning Ruben
Henning Ruben
Em 1956, o primeiro balão de respiração artificial havia se tornado realidade e logo se tornou um marco milionário na industria da medicina, sendo reconhecido mundialmente.
Primeiro Ambu da História
Primeiro Ambu da História. www.ambu.es

O Ambu®:

O Ambu é um equipamento que a primeira vista parece simples, porém ele possui seus detalhes, e saber o tamanho dos componentes que o operador irá utilizar para determinado tipo de paciente é fundamental para que o procedimento aconteça conforme o esperado.
Partes do Ambu
Partes do Ambu. http://secenfermagem.blogspot.com.br/2014/02/reanimador-manual-o-manuseio-do.html
Sua válvula respiratória possui um diafragma unidirecional (bico-de-pato) para que o ar que é inspirado pelo paciente não retorne da exalação e seja re-inalado.
Desenho da válvula do ambu
Desenho da válvula. http://www.clasa-anestesia.org(Traduzido por Enciclomédica)
Este equipamento pode ser utilizado somente com o ar do ambiente ou então ser misturado com oxigênio, através de uma bolsa que é acoplada no balão. Para ventilar o paciente com 100% de oxigênio, deve-se utilizar a entrada para um reservatório que armazenará o oxigênio e possui uma válvula para o controle da pressão dentro dele. Este reservatório é conectado na parte de baixo do equipamento e é alimentado através de uma fina mangueira que envia o gás para uma válvula que mantém o controle do mesmo para o balão e consequentemente para o paciente.
Reservatório de oxigênio do ambu
Reservatório de oxigênio com a válvula de pressão.
  Existem vários tamanhos deste equipamento para os mais variados tamanhos de pacientes.tamanhos de ambu  Como você já leu anteriormente, Ambu é o nome de uma marca do equipamento Reanimador Manual, porém existem outras marcas deste equipamento, entre as mais conhecidas estão estão:
Ohio
Penlon

Air Viva

Laerdal

Puritan

Air Bird
Hudson
Robert Shavi


                          Hoje em dia é um equipamento indispensável em acontecimentos de emergência como afogamento, infarto asfixia, parada respiratória, infarto, entre outras situações que podem levar o paciente a uma parada cardio respiratória.
Não ventila paciente: Verifique se o diafragma da válvula respiratória não está amassado ou furado. Verifique as condições do balão e os encaixes dos componentes, eliminando vazamentos de ar.
Não satura oxigênio: Verifique se gás está saindo corretamente da válvula de parede. Verifique as condições do reservatório do equipamento, e em caso de rasgos e furos substitua imediatamente.
fonte enciclomedica.com.br